via rapida emprego

Vagas e cadastro em cursos no Via Rápida Emprego – Hoje em dia muitas empresas estão enfrentando um problema para empregar novos funcionários. Elas dispõem de vagas, mas não estão encontrando no mercado profissional pessoas qualificadas que possam ocupar estas vagas. Com base neste déficit, o governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin, juntamente com o secretário de aumento econômico, ciência e tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, no dia 14 de Julho lançaram o programa Via Rápida Emprego. Este programa vai disponibilizar cursos gratuitos para formação profissional em vários setores, como construção civil, comércio, informática entre outros.

Os cursos buscam à inclusão e qualificação profissional, sendo oferecidos de forma gratuita, sem a necessidade de um vestibular, preparando novos trabalhadores experts para ingressar na competitividade do mercado profissional laboral ou mesmo abrirem o seu próprio negócio.

E para quem estiver desempregado e não estiver recebendo um auxilio do INSS ou seguro desemprego receberá uma bolsa de 210 Reais para cada mês que fizer de curso do Via Rápida. Os cursos de emprego são de curta duração, e podem durar até 3 meses. Também será dado um auxilio transporte no valor de 120 Reais para os candidatos dos cursos além do material didático gratuito.

via rapida emprego programa

Tela do Via Rápida Emprego

Neste ano serão oferecidas 30 mil vagas distribuídas por 401 municípios do estado de São Paulo pelo Via Rápida, e o governo pretende ampliar o número de vagas para o próximo ano para 125 mil. Para se inscrever nos cursos basta acessar o site: http://www.viarapida.sp.gov.br/, preencha seus dados e escolha um dos cursos oferecidos, necessitando do RG e CPF em mãos para o preenchimento.

O início das aulas será agora no mês de Agosto e as vagas serão distribuídas conforme os critérios de renda familiar, grau de escolaridade e se a pessoa estiver desempregada e for arrimo de família, e a notificação da vaga será feita através de carta oficial. Podem se inscrever no Via Rápida pessoas maiores de 16 anos, analfabetizadas e que residam no estado de São Paulo, sendo priorizados desempregados, jovens que estejam cursando o ensino médio (colegial) nas escolas estaduais, idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais, pessoas que recebam o auxilio dos programas renda Ação Jovem e renda Cidadã, reeducando em regime semi aberto e integrantes do sistema penitenciário.

Os cursos oferecidos atendem as áreas da construção civil, comércio, serviços, indústria, informática, entre outras; e os cursos terão duração que pode variar de 30 a 90 dias, dependendo da área escolhida. As aulas serão realizadas em escolas do Via Rápido Emprego deste ano 2011, em carretas equipadas com laboratórios para auxilio do programa, e em várias escolas técnicas, como o SENAI, SENAC, FATECs, entre outras.