O mogno africano é uma madeira nobre que vem se tornando uma alternativa de cultivo para silvicultores em todo território brasileiro, já que a derrubada do mogno-brasileiro esta proibido por lei federal no país.
A árvore é encontrada em abundância em vários países do continente Africano, como Angola, Costa do Marfim, Nigéria entre outros; e ela tem se adaptado muito bem no solo brasileiro, principalmente na região do Pará, que atualmente é seu maior produtor.
Características do mogno africano
O mogno africano tem entre suas características seu porte elevado e seu tronco retilíneo, o que é uma boa característica para plantação de árvores de corte. Ela pode ser plantada a sombra, pois se adapta bem com outras árvores próximas.
Ela é dividida em quatro espécies, sendo elas: Khaya ivorensis, Khaya anthotheca, Khaya senegalensis e Khaya grandiflora.
Entre estas espécies de mogno a mais plantada é a Khaya ivorensis devido ao seu maior aumento; e a única que não apresenta uma boa característica para o plantio comercial é a Khaya senegalensis, pois seus galhos se espalham muito e seu tronco não fica tão reto, o que dificulta na hora do corte da madeira.
Sua madeira apresenta uma boa resistência e durabilidade; simples de ser trabalhada e seca rápido; além de ser uma madeira de difícil impregnação. Sua cor pode variar entre o marrom-amarelado no alburno e marrom-avermelhada no cerne.
É uma madeira muito apreciada no mercado profissional internacional, e pode ser usada na fabricação de móveis, construção naval, faqueado entre outros.
No Brasil ela é plantada nas regiões do Amazonas, principalmente no Pará, onde é plantada no meio dos cacauzeiros e cupuaçuzeiros, seguindo o sistema agroflorestal; mas também tem plantações do mogno africano nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.
Tempo de corte e venda de mudas
As árvores atingem o seu tempo de corte da madeira entre 15 a 20 anos após o plantio, e pode alcançar uma altura de até 50 metros.
Ela pode ser plantada em sítios, chácaras ou fazendas, e a recomendação é somente para não serem plantadas muito próximas a residências ou postes de fornecimento de energia por ser uma árvore de grande porte.
As mudas podem ser encontradas a venda por preços variando entre 2 Reais a 5 Reais, dependendo da região do país e das espécies cultivadas.