Fazer Mestrado no Exterior: Classificação de Cursos e Requisitos

Estudos no exterior 1

Tudo sobre como fazer mestrado no exterior como: documentação, gastos, classificação de cursos e requisitos. Atualmente a evolução gradual da exigência do nível de ensino dos candidatos a uma vaga em um cargo superior esta cada vez maior. E uma das formas que os candidatos buscam para aprimorar sua formação profissional é a realização de cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Estes cursos trazem uma formação muito mais ampla ao candidato, e com isso muitas oportunidades se abrem em um mercado profissional de trabalho cada vez mais competitivo. E uma das escolhas que tem atraído cada vez mais brasileiros é a realização de um mestrado no exterior.

Em um comparativo recente, foi constatado que países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra têm as melhores universidades do mundo, cujos cursos são reconhecidos em todas as grandes empresas e qualificam o profissional em um nível bem elevado de graduação.

E é esta qualificação elevada que levam todos os anos milhares de candidatos a busca pelo ensino graduado nestes países, e em muitos outros, alguns da Europa e até na Austrália.

Estudos no exterior 2

Classificação dos cursos no exterior

Os níveis universitários que fazem no mestrado exterior são classificados, tanto nos Estados Unidos como no Canadá, como undergraduate (graduação) e graduate (pós-graduação). E quem se forma em um curso de graduação nestes países pode alcançar o título de Associate Degree, para cursos de dois anos, ou Bachelor’s Degree, em cursos com quatro anos de duração.

Já os estudos de pós-graduação das áreas de mestrado e doutorado são chamados de graduate schools (nos Estados Unidos e no Canadá), ou post graduate studies (na Inglaterra). E os estudos de mestrado nestes países são classificados em Master of Arts (para as áreas de ciências humanas) e Máster of Science (para as áreas de ciências humanas e naturais).

Dependendo da formação acadêmica, tanto mestrado quanto doutorado podem ser classificados como cursos acadêmicos ou trabalhadores experts. Alguns cursos de mestrado, como o de belas artes, de biblioteconomia ou de serviço social já garantem uma excelente qualificação para área profissional. E muitos alunos optam pela realização de um mestrado em uma universidade e o doutorado em outra, para com isso aumentar seu grau de conhecimento e de formação acadêmica.

Estudos no exterior 4

E programas acadêmicos exigem do estudante o conhecimento de sua área, realize pesquisas no setor e saiba transmitir este conhecimento para os demais. E o título acadêmico mais alto que recebem estes alunos é o PhD (Doctor of Philosophy).

Já os graduados em cursos da área profissional devem saber aplicar seus conhecimentos e experiências na prática de suas funções. Para estes cursos de doutorado são atribuídos os títulos de D.B.A. (Doctor in Business Administration), J.D. (Doctor of Jurisprudence), e M.D. (Doctor of Medicine).

Requisitos para estudar mestrado no exterior

O primeiro passo para quem pretende realizar um curso no exterior é a pesquisa pelo curso que pretende realizar e pela universidade que administra este curso.

Esta pesquisa pode ser feita consultando vários sites, entre eles o Grad Schools: http://www.gradschools.com/, ou o The Good Universities Guide: http://www.gooduniguide.com.au/.

Para ajudar na escolha, envie emails para as universidades escolhidas solicitando maiores novidades, como preços, custos, propostas de projetos acadêmicos entre outros.

Depois será necessário providenciar alguns dos documentos a seguir.

Documentação necessária:

Para ingressar em uma universidade para fazer mestrado estrangeira será necessária a realização de um exame de proficiência em inglês, que avalia o grau de conhecimento da língua estrangeira. Nos Estados Unidos e no Canadá este exame se chama Toefl, que custa em média U$ 185; e na Inglaterra ele recebe o nome de Lelts, e o preço gira em torno de 440.

Estudos no exterior toefl

Outros exames de conhecimentos que podem ser solicitado para ingressar em algumas das universidades dos Estados Unidos são, o GMAT (Graduate Management Admission Test), para os cursos das áreas de business, com o custo em torno de U$ 250 e a validade por 5 anos; e o GRE (Teste de Aptidão para Pós-graduação), aplicado para várias áreas, com exceção de mestrado em administração de negócios (MBA), e que tem custo em torno de U$ 190 e validade por 5 anos.

E outros documentos são exigidos, como:

Atestado de conclusão do curso ou diploma;
Histórico escolar;
Certificados acadêmicos (caso houver).

Algumas instituições exigem que os documentos sejam reconhecidos em cartório; e outras exigem que estes sejam também validados pelo Ministério das Relações Exteriores. E vale ressaltar que todos estes documentos devem ser traduzidos por um tradutor juramentado, para que sejam válidos.

E algumas instituições de ensino ainda exigem referências trabalhadores experts, que podem ser feitas por um professor, que comprove seus feitos e suas experiências. E se você possuir algum artigo acadêmico, também deverá ser enviado para avaliação.

Custos diversos

E antes de medir estas opções de mestrado no exterior, será necessário realizar um balanço dos custos a serem gastos. E esta é uma das etapas primordiais de avaliação, pois devem ser considerados os custos com os estudos, a hospedagem e a alimentação; e deve ser considerado também o valor do custo de vida na cidade e país onde a universidade escolhida esta localizada.

Estudos no exterior 3

Os custos inicias podem chegar a uma faixa de 800, apenas para se candidatar a uma vaga em uma instituição de ensino nos Estados Unidos. Mas este custo pode chegar a uma faixa de 3.000, caso o candidato escolha 5 universidades para concorrer a uma vaga.

Depois tem o custo de uma pós-graduação ou MBA nos Estados Unidos pode chegar a uma faixa de U$ 40.000 anuais, valor gasto apenas com estudos; mais uma média de U$ 13.000 com alimentação e moradia. Já no Canadá este custo pode ser bem mais acessível, e girar em uma faixa de 12 mil dólares canadenses para os estudos, mais 9 mil dólares canadenses gastos com alimentação.

E vale lembrar que praticamente todas as instituições de ensino exigem o pagamento do valor de um semestre do mestrado ou o valor anual antecipado, e com isso os gastos devem ser planejados com antecedência.

E algumas instituições oferecem bolsas de estudos, parciais ou integrais, para diversos cursos. E para pesquisar sobre bolsas ofertadas o ideal é procurar o consulado, órgãos oficiais de ensino, como Education of USA ou British Council, ou até mesmo as próprias universidades escolhidas, para maiores novidades.


Comments are closed.