Na última segunda-feira (18), o Serviço Nacional de Ensinamento Industrial de São Paulo (Senai-SP) iniciou as inscrições para preenchimento de 4.590 vagas em 33 cursos técnicos gratuitos, que são realizados nas 68 escolas da instituição localizadas em 49 municípios. Entre as vagas, 1.657 ficam na capital paulista, 850 na Grande São Paulo e 2.083 no interior do estado.
Os interessados podem se inscrever até 5 de novembro, no potal do Senai-SP www.sp.senai.br/processoseletivo. Apesar da gratuidade do curso é necessário pagar a taxa de 37 Reais. Para se candidatar à uma das oportunidades é preciso ter concluído o ensino médio (colegial) até o início das aulas e não pode estar regularmente matriculado em cursos gratuitos oferecidos pelo Senai-SP. Essa última regra visa atender o maior número de pessoas possíveis.
Praticamente todos os cursos possuem duração de 1.600 horas, além de ser obrigatório a realização de ao menos um estágio no decorrer do curso. Cada candidato deve fazer a inscrição em apenas uma habilitação. A segunda opção só será permitida se for outro turno do mesmo curso.
Prova em novembro
O processo seletivo acontecerá por meio de uma prova, que acontecerá no dia 28 de novembro, com duração de duas horas e meia. Serão 60 questões de múltipla escolha, das disciplinas de língua portuguesa (20 questões), matemática (20 questões) e ciências da natureza (20 questões de física, química e biologia). No dia do teste, os candidatos devem levar guia de inscrição (que pode ser impressa pela internet), documento de identidade, caneta azul ou preta, lápis e borracha.
O candidato poderá conferir o gabarito oficial, que deve ser divulgado em 29 de novembro. Já a lista de aprovados sairá no dia 20 de dezembro. As matrículas dos alunos da 1ª chamada acontecerão entre 20 e 22 de dezembro. As aulas começarão em 2012.