O Projovem Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego que tem por objetivo ajudar os jovens de baixa renda que estejam desempregados a ingressarem na competitividade do mercado profissional laboral. Sendo que o programa Projovem Trabalhador é destinado à jovens que tenham de 18 à 29 anos e cuja renda familiar per capta seja meio salário mínimo.
O programa Projovem Trabalhador oferece diversos cursos de especialização e qualificação para os jovens, que ao comprovarem que estão freqüentando o curso do programa, receberão durante seis meses uma bolsa-auxílio mensal no valor de r$ 100 Reais.
O programa Projovem Trabalhador abrange todos os estados brasileiros e faz parceria com os governos estaduais, sendo que ambos tentam estimular os jovens a participar do programa e assim estarem melhores preparados para ingressar na competitividade do mercado profissional laboral.
Para fazer a sua inscrição no programa Projovem Trabalhador o jovem deve procurar a prefeitura de sua cidade para saber da abertura de novos cursos, porque cada prefeitura fica responsável pela data de inscrição e locais em que os cursos ocorrerão.
O Projovem Trabalhador tem carga horária de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional.
Sendo que o jovem deve procurar a prefeitura da cidade onde reside para saber as datas para a inscrição nos cursos e saber os cursos oferecidos no seu município.
O programa será desenvolvido em parceria com os estados, sociedade civil e iniciativa privada e visa estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e visão empreendedora.