Curso gratuito nos Estados Unidos para professores

304911 201011030458580000006698 Curso gratuito nos Estados Unidos para professores

Para os professores que desejam realizar cursos nos Estados Unidos da América (EUA),  a Embaixada do EUA no Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbrigth, vai selecionar até 50 profesaftas de inglês da rede pública, de ensino básico, para curso de capacitação gratuito. O curso terá duração de oito semanas e será ministrado na Uni. do Oregon, nos Estado Unidos, em 2012.

Os interessados devem realizar a inscrição até 4 de novembro de deste ano 2011, por meio do portal eletrônico http://www.fulbright.org.br/2010/content/view/128/169/. Os requisitos para inscrição são: ter nacionalidade brasileira; possuir bacharelado ou licenciatura em língua inglesa; ser professor de inglês em exercício, efetivo na rede pública de ensino básico, com estágio probatório concluído; ter concluído a graduação em letras (língua inglesa), após 1995; ter proficiência em inglês; estar residindo no Brasil, durante o processo seletivo e não possuir experiência acadêmica e/ou profissional prévia nos EUA.

Os trabalhadores experts selecionados serão beneficiados com alojamento no campus universitário, alimentação, seguro saúde, passagem aérea de ida e volta, além de não ter que arcar com as taxas escolares. Após voltar para o Brasil, os profesaftas que fizerem o curso terão duas semanas para concluir o projeto desenvolvido, que teve início nos Estados Unidos da América.

No momento da inscrição, os candidatos precisam indicar em qual período do ano seguinte querem realizar o curso. Isso porque os selecionados serão divididos em dois grupos de 25 pessoas, sendo que o primeiro grupo participará do curso de janeiro a março e o segundo grupo realizará o curso no período de junho a agosto.

Os principais objetivos do programa são fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de profesaftas e na preparação de planos de aula.