Curso Gratuito de japonês no Ciate

290370 Sem título 1 cópia Curso Gratuito de japonês no Ciate

Para   quem quer aprender um idioma novo ou simplesmente viajar para o Japão a Ciate (Centro de Informação e Apoio ao Trabalho no Exterior) oferece cursos gratuitos que ensina expressões como “Arigato gozaimasu, Konnichiwa, Gomennasai”, para ajudar quem começa a se familiarizar com o idioma.

Algumas pessoas que já passaram um tempo trabalhando no Japão e não querem esquecer o idioma praticado por lá, também aproveitam a oportunidade para realizar o curso. Rubens Diniz Rubio faz parte desse grupo, ele voltou há dois anos do país, mas nem por isso deixou de estudar o japonês. “Para não esquecer, resolvi voltar e aprender tudo de novo. Espero um dia voltar lá e com certeza vou estar bem mais preparado”, planeja o aluno.

Os profesaftas que ministram o curso fizeram especialização na terra do sol nascente e oferecem toda assistência necessária para os alunos. Isso só foi possível pois os alunos de especialização da língua japonesa da USP  tem a possibilidade de receber bolsa do governo japonês para realizarem sua especialização em lugares como Hokkaido.

O curso oferecido ao Centro de Informação e Apoio ao Trabalho no Exterior não é restrito, porém eles dão preferência para as pessoas que precisam do idioma por questões de trabalho ou estudo. “Ele é restrito para quem tem carreira que necessite do idioma ou aqueles que querem trabalhar no Japão”, explica a representante do Ciate, Helena Sanada.

Além das diferenças conhecimentois, o professor Rodrigo Limeira explica que existe um fator extremamente importante no ensinamento da língua japonesa. “Keigo, uma das coisas que dificulta é o fato do brasileiro ser um povo menos hierárquico. Pode conversar com o chefe num tom mais jocoso, fazer piadinha. No Japão tem que usar a linguagem do tratamento”.

Rodrigo estudou um ano na Uni. Kyushu. Sem descendência japonesa, ele diz que consegue identificar facilmente as principais dificuldades dos brasileiros. Mas para quem acha que vai poder escapar dos mais de dois mil caracteres da língua japonesa, está enganado.

As aulas têm duração de 17 meses com foco para quem visa trabalhar no Japão ou utilizar a língua para cursos e trabalhos que a utilize. Demais novidades sobre disponibilidade de vagas, horários e período de inscrições, estão disponíveis no site www.ciate.org.br/. As aulas são ministradas na sede do centro, que fica no bairro São Joaquim, na cidade de São Paulo.