Enem 2012 pode ter duas edições. O ENEM vem ao longo dos seus quase 8 anos de criação garantindo um maior acesso de milhares de alunos ao ensino universitário, através da inclusão obtida pelo Prouni.
E nesta última segunda feira, dia 23 de Janeiro, a Presidente da República Dilma Rousseff afirmou que em 2013 o ENEM terá duas edições. Com isso, o exame garantirá um maior acesso dos alunos nas redes de ensino acadêmico.
A previsão para inclusão de duos exames do ENEM por ano já estava programada para este ano de 2012, mas a empresa responsável pela gestão do risco do exame afirmou que não seria possível manter uma estrutura logística para este feito.
Outro fator que impossibilitou a implantação das mudanças de calendário do ENEM foi o fato das questões da prova que vazaram pouco antes da realização dos exames do ENEM deste ano 2011, e com isso geraram muitos processos e muita polêmica em torno do programa.
Provas do ENEM que seriam realizadas em Abril
Segundo novidades do Ministério da Educação – MEC que foram dadas no dia 20 de Janeiro, os exames do ENEM 2012 que estavam agendadas para os dias 28 e 29 de Abril foram canceladas. E foram mantidas apenas as datas dos dias 3 e 4 de Novembro deste ano para realização do exame.
Além da mudança prevista para o ENEM 2013, o Prouni deverá passar também por melhorias neste ano, para que com isso ambos os programas do Governo se consolidem cada vez mais e garantam um maior acesso aos milhares de alunos do país.